LEAN Six Sigma– Yellow Belt
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso prático visa dotar os participantes de conhecimentos na área da otimização de processos de trabalho com recurso ao Lean Six Sigma, ao nível do Yellow Belt, em conformidade com a metodologia Lean Thinking (Pensamento Lean), combatendo os desperdícios, consolidando a eficácia do trabalho e incrementando a eficiência. O curso assenta numa abordagem de uso essencialmente prático, com conhecimento de ferramentas analíticas como o Método DMAIC e Método DMADV. Por ser aplicado a operações, abordam-se as ferramentas principais para execução em ambientes fabris.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais envolvidos no sucesso de um projeto Six Sigma (sem responsabilidade de liderança dos processos de trabalho da organização) e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e compreender o conceito de otimização Lean Six Sigma;
- Reconhecer e compreender a metodologia Six Sigma;
- Identificar os princípios e as principais caraterísticas da metodologia Six Sigma;
- Compreender o papel de participante de Six Sigma com o nível Green Belt;
- Reconhecer e compreender as etapas para a implementação.
Conteúdos Programáticos
1. Princípios do Six Sigma
3 Horas
2. Níveis do Seis Sigma
1 Hora
3. Caraterísticas do Six Sigma
5 Horas
4. Just-in-Time
1 Hora
5. Método DMAIC e Método DMADV
2 Horas
6. Estatística Seis Sigma
2 Horas
7. Discussão prática
4 Horas
1.1. Conceito Lean Six Sigma.
2.1. Conceito;
2.2. White Belt / Yellow Belt / Green Belt / Black Belt / Champion.
3.1. Satisfação dos Clientes / Equipa / Otimização dos Processos;
3.2. Informação e Factos.
4.1. Objetivo do Just in Time;
4.2. Momento Certo / Local Certo / Quantidade Necessária;
4.3. Vantagens e Desvantagens.
5.1. Objetivo do DMAIC;
5.2. Definir / Medir / Analisar / Implementar / Controlar;
5.3. Objetivo do DMADV;
5.4. Definir / Medir / Analisar / Planear / Verificar.
6.1. Conceito de Nível Sigma de Qualidade;
6.2. Defeitos por Unidade / Defeitos por Oportunidade / Defeito por Milhão de Oportunidades / Nível Sigma de Qualidade;
6.2. Exemplo de cálculo.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)