(QLSI)
QAS - Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança Novo
DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e ferramentas, que permitem compreender e aplicar na integração dos sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, na gestão das organizações e no cumprimento das exigências do consumidor.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer os princípios e a metodologia de um Sistema Integrado de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança;
- Identificar as vantagens e os requisitos necessários à implementação e gestão de um Sistema Integrado de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança, bem como avaliar a sua eficácia;
- Reconhecer a estrutura documental de um Sistema Integrado de Gestão do Processo de Certificação.
- Reconhecer os princípios e a metodologia de um Sistema Integrado de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança;
- Identificar as vantagens e os requisitos necessários à implementação e gestão de um Sistema Integrado de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança, bem como avaliar a sua eficácia;
- Reconhecer a estrutura documental de um Sistema Integrado de Gestão do Processo de Certificação.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais da área, e público em geral, com interesse pela área da Qualidade, Ambiente e Segurança.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (6 Horas)
1.1. Planeamento da Implementação de um Sistema de Gestão Integrado;
1.2. Benefícios de SGI;
1.3. Elaboração de informação documentada para: Controlo de documentos; Controlo de registos; Auditorias Internas; Ações Corretivas; Ações Preventivas; Controlo do Produto Não Conforme;
1.4. Definição de Contexto e Identificação de Partes Interessadas;
1.5. Definir objetivos e requisitos internos e externos;
1.6. Metodologias para Identificar Perigos e Avaliar Riscos (Qualidade, Ambiente e Segurança);
1.7. Identificação de necessidades de formação;
1.8. Metodologias de Comunicação e Consulta;
1.9. Procedimentos e registos de revisão pela Gestão;
1.10. Metodologias de Análise e Tratamento dos Dados.
2. Qualidade (4 Horas)
2.1. Legislação e normas;
2.2. Os custos da qualidade;
2.3. Gestão por processos;
2.4. Requisitos do SGQ;
2.5. A Norma ISO 9001:2008;
2.6. O ciclo da Gestão e da melhoria contínua;
2.7. Metodologias para avaliação da satisfação dos clientes.
3. Ambiente (4 Horas)
3.1. Metodologias para Identificação e Avaliação de Aspetos Ambientais e integração no contexto mundial;
3.2. Legislação Ambiental, Normas e Sistema comunitário de Ecogestão;
3.3. A Norma NP EN ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental);
3.4. Conceção e Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental
3.5. Indicadores de desempenho ambiental;
3.6. Auditoria de Diagnóstico Ambiental;
3.7. Avaliação da conformidade.
4. Saúde e Segurança (4 Horas)
4.1. Gestão da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho
4.2. Gestão de Recursos Humanos e Psicossociologia do trabalho
4.2. Elaboração do Plano de Segurança Interno e SST (prevenção e organização de emergência);
4.3. Ergonomia;
4.4. Segurança e Higiene do trabalho;
4.5. Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais;
4.6. Metodologias de Investigação de incidentes;
4.7 O referencial OSHAS 18001.
1.1. Planeamento da Implementação de um Sistema de Gestão Integrado;
1.2. Benefícios de SGI;
1.3. Elaboração de informação documentada para: Controlo de documentos; Controlo de registos; Auditorias Internas; Ações Corretivas; Ações Preventivas; Controlo do Produto Não Conforme;
1.4. Definição de Contexto e Identificação de Partes Interessadas;
1.5. Definir objetivos e requisitos internos e externos;
1.6. Metodologias para Identificar Perigos e Avaliar Riscos (Qualidade, Ambiente e Segurança);
1.7. Identificação de necessidades de formação;
1.8. Metodologias de Comunicação e Consulta;
1.9. Procedimentos e registos de revisão pela Gestão;
1.10. Metodologias de Análise e Tratamento dos Dados.
2. Qualidade (4 Horas)
2.1. Legislação e normas;
2.2. Os custos da qualidade;
2.3. Gestão por processos;
2.4. Requisitos do SGQ;
2.5. A Norma ISO 9001:2008;
2.6. O ciclo da Gestão e da melhoria contínua;
2.7. Metodologias para avaliação da satisfação dos clientes.
3. Ambiente (4 Horas)
3.1. Metodologias para Identificação e Avaliação de Aspetos Ambientais e integração no contexto mundial;
3.2. Legislação Ambiental, Normas e Sistema comunitário de Ecogestão;
3.3. A Norma NP EN ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental);
3.4. Conceção e Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental
3.5. Indicadores de desempenho ambiental;
3.6. Auditoria de Diagnóstico Ambiental;
3.7. Avaliação da conformidade.
4. Saúde e Segurança (4 Horas)
4.1. Gestão da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho
4.2. Gestão de Recursos Humanos e Psicossociologia do trabalho
4.2. Elaboração do Plano de Segurança Interno e SST (prevenção e organização de emergência);
4.3. Ergonomia;
4.4. Segurança e Higiene do trabalho;
4.5. Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais;
4.6. Metodologias de Investigação de incidentes;
4.7 O referencial OSHAS 18001.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2020.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações preencha o formulário: