key_school
(QLSG)

Sistema de Gestão da Qualidade Novo

DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos que permitem planear e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua Organização, de acordo com as orientações e os requisitos da norma de referência ISO 9001:2015, e preparar o respetivo processo de pedido de Certificação.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de: 
- Conhecer os princípios gerais de orientação de um Sistema de Gestão da Qualidade; 
- Identificar o portfólio de normas de Gestão da Qualidade; 
- Interpretar os requisitos da norma ISO 9001:2015, com esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceitos, relativamente à anterior versão de 2008;
- Identificar as etapas de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade; 
- Implementar um programa de melhoria contínua da qualidade, através da Gestão por Processos.

Destinatários

Este curso destina-se a Diretores, Técnicos da Qualidade e Responsáveis pelos Projetos de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e, ainda, de uma forma geral, a todos os interessados na temática da Qualidade.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Os Sistemas de Gestão da Qualidade – SGQ (4 Horas) 
1.1. Qualidade? SGQ?;
1.2. A finalidade de um SGQ;
1.3. Os Princípios de Gestão da Qualidade;
1.4. Abordagem por Processos e o SGQ;
1.5. Ciclo PDCA (“Planear – Fazer – Controlar – Agir”);
1.6. O papel da Gestão de Topo – o pensamento baseado no risco e o SGQ.
 
2. O portfólio de Normas de Gestão da Qualidade (4 Horas) 
2.1. O objetivo e intenção das normas;
2.2. Vantagens da aplicação das normas nas organizações;
2.3. ISO 9000:2015 Sistemas de Gestão da Qualidade — Fundamentos e vocabulário;
2.4. ISO 9001:2015 Sistemas de Gestão da Qualidade — Requisitos;
2.5. ISO 9004:2009 Gestão do sucesso sustentado de uma organização — Uma abordagem
da Gestão pela Qualidade;
2.6. ISO/TS 9002:20161 Sistemas de Gestão da Qualidade — Diretrizes para aplicar a
ISO 9001:2015.
 
3. Os requisitos da Norma ISO 9001:2015 (6 Horas) 
3.1. Os Princípios da Gestão da Qualidade;
3.2. A Norma NP EN ISO 9001:2015/ Alterações;
3.3. Termos e Definições;
3.4. Contexto da organização:
   3.4.1. Compreender a organização e o seu contexto;
   3.4.2. Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas externas;
   3.4.3. Determinar o âmbito do SGQ;
   3.4.4. Sistema de gestão da qualidade e respetivos processos.
3.5. Liderança:
   3.5.1. Liderança e compromisso;
   3.5.2. Política;
   3.5.3. Funções, responsabilidade e autoridades organizacionais.
3.6. Planeamento:
   3.6.1. Ações para tratar riscos e oportunidades;
   3.6.2. Objetivos da qualidade e como os atingir;
   3.6.3. Planeamento das alterações.
3.7. Suporte:
   3.7.1. Recursos;
   3.7.2. Competências;
   3.7.3. Consciencialização;
   3.7.4. Comunicação;
   3.7.5. Informação documentada.
3.8. Operacionalização:
   3.8.1. Planeamento e controlo operacional;
   3.8.2. Requisitos para produtos e serviços;
   3.8.3. Design e desenvolvimento de produtos e serviços;
   3.8.4. Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos;
   3.8.5. Produção e prestação do serviço;
   3.8.6. Libertação de produtos e serviços.
3.9. Avaliação do Desempenho:
   3.9.1. Monitorização, medição, análise e avaliação;
   3.9.2. Auditoria interna;
   3.9.3. Revisão pela gestão.
3.10. Melhoria contínua.

4. Estrutura Documental (3 Horas) 

5. Etapas do processo de implementação de um SGQ (5 Horas)

5.1. Estabelecer a estrutura do SGQ: composição, atribuições, responsabilidades e competências;
5.2. Definir a Política da Qualidade, os objetivos e os indicadores;
5.3. Elaborar um plano de formação adaptado à organização;
5.4. Conceber, formalizar e implementar os Processos e Procedimentos do SGQ;
5.5. Planear, preparar e realizar as Auditorias Internas da Qualidade;
5.6. Praticar a melhoria contínua.

6. O Processo de Certificação do SGQ (2 Horas)
6.1. As vantagens da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;
6.2. Responder aos requisitos que fazem parte da candidatura à Certificação;
6.3. Preparar a organização para os ciclos de manutenção/renovação do SGQ.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

PRÓXIMAS DATAS

Dez

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(QLSG) Sistema de Gestão da Qualidade

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.