Sistema de Gestão da Qualidade
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem planear e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua Organização, de acordo com as orientações e os requisitos da norma de referência ISO 9001:2015, e preparar o respetivo processo de pedido de Certificação.
Destinatários
Este curso destina-se a Diretores, Técnicos da Qualidade e Responsáveis pelos Projetos de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e, ainda, de uma forma geral, a todos os interessados na temática da Qualidade.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer os princípios gerais de orientação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
- Identificar o portfólio de normas de Gestão da Qualidade;
- Interpretar os requisitos da norma ISO 9001:2015, com esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceitos, relativamente à anterior versão de 2008;
- Identificar as etapas de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
- Implementar um programa de melhoria contínua da qualidade, através da Gestão por Processos.
Conteúdos Programáticos
1. Os Sistemas de Gestão da Qualidade – SGQ
3 Horas
2. Terminologia e Ferramentas da Qualidade
2 Horas
3. Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
3 Horas
4. Liderança
1 Hora
5. Planeamento
2 Horas
6. Suporte
2 Horas
7. Operacionalização
3 Horas
8. Avaliação do Desempenho
2 Horas
9. Estrutura Documental
1 Hora
10. Etapas do processo de implementação de um SGQ
3 Horas
11. O Processo de Certificação do SGQ
1 Hora
12. A Norma NP EN ISO 9001:2015/ Alterações
1 Hora
1.1. Definição de Qualidade;
1.2. A finalidade de um SGQ;
1.3. Os Princípios de Gestão da Qualidade;
1.4. Abordagem por Processos e o SGQ;
1.5. Ciclo PDCA (“Planear – Fazer – Controlar – Agir”);
1.6. O papel da Gestão de Topo – o pensamento baseado no risco e o SGQ.
2.1. O objetivo e intenção das normas;
2.2. Vantagens da aplicação das normas nas organizações;
2.3. Ferramentas da Qualidade.
3.1. Os Princípios da Gestão da Qualidade;
3.2. A Norma NP EN ISO 9001:2015/ Alterações;
3.3. Termos e Definições;
3.4. Contexto da organização:
3.4.1. Compreender a organização e o seu contexto;
3.4.2. Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas externas;
3.4.3. Determinar o âmbito do SGQ;
3.4.4. Sistema de gestão da qualidade e respetivos processos.
4.1. Liderança e compromisso;
4.2. Política;
4.3. Funções, responsabilidade e autoridades organizacionais.
5.1. Ações para tratar riscos e oportunidades;
5.2. Objetivos da qualidade e como os atingir;
5.3. Planeamento das alterações.
6.1. Recursos;
6.2. Competências;
6.3. Consciencialização;
6.4. Comunicação;
6.5. Informação documentada.
7.1. Planeamento e controlo operacional;
7.2. Requisitos para produtos e serviços;
7.3. Design e desenvolvimento de produtos e serviços;
7.4. Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos;
7.5. Produção e prestação do serviço;
7.6. Libertação de produtos e serviços;
7.7. Controlo das não conformidades.
8.1. Monitorização, medição, análise e avaliação;
8.2. Auditoria interna;
8.3. Revisão pela gestão;
8.4. Melhoria contínua.
10.1. Estabelecer a estrutura do SGQ: composição, atribuições, responsabilidades e competências;
10.2. Definir a Política da Qualidade, os objetivos e os indicadores;
10.3. Elaborar um plano de formação adaptado à organização;
10.4. Conceber, formalizar e implementar os Processos e Procedimentos do SGQ;
10.5. Planear, preparar e realizar as Auditorias Internas da Qualidade;
10.6. Praticar a melhoria contínua.
11.1. As vantagens da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;
11.2. Responder aos requisitos que fazem parte da candidatura à Certificação;
11.3. Preparar a organização para os ciclos de manutenção/renovação do SGQ.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)