Realidade Virtual Aumentada - Iniciação
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios e modelos relacionados com a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), onde são apresentados os conceitos de real, virtual, presença e imersão e, ainda, uma visão sobre as principais tecnologias, técnicas, equipamentos, arquiteturas e aplicações da RVA.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais, e futuros profissionais, com responsabilidades de Gestão e Desenvolvimento de soluções empresariais e de entretenimento de Realidade Virtual e Aumentada, e público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Efetuar uma reflexão analítica das questões com que se deparam os gestores de Realidade Virtual e Aumentada nas suas várias áreas de utilização;
- Compreender os princípios e modelos relacionados com a Realidade Virtual e Aumentada e quais as competências para a exercer de forma eficiente e com sucesso;
- Diferenciar os conceitos de real, virtual, presença e imersão e ter uma visão precisa sobre as principais tecnologias, técnicas, equipamentos, arquiteturas e aplicações da Realidade Virtual e Aumentada;
- Potenciar as vantagens de aplicação da realidade virtual e aumentada no âmbito empresarial e do entretenimento, de forma a aumentar a sua eficácia e eficiência;
- Entender a importância da realidade virtual e aumentada no desenho e implementação de sistemas e aplicações interativas total ou parcialmente imersivas;
- Identificar os princípios, principais modelos e técnicas relacionadas com a realidade virtual e aumentada, tendo em vista a criação de aplicações e sistemas interativos imersivos;
- Identificar, classificar e aplicar os principais algoritmos e técnicas, básicas e avançadas, de desenho e desenvolvimento de sistemas e aplicações de realidade virtual e aumentada;
- Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologia existentes, e integrar estes em soluções de realidade virtual e aumentada.
- Efetuar uma reflexão analítica das questões com que se deparam os gestores de Realidade Virtual e Aumentada nas suas várias áreas de utilização;
- Compreender os princípios e modelos relacionados com a Realidade Virtual e Aumentada e quais as competências para a exercer de forma eficiente e com sucesso;
- Diferenciar os conceitos de real, virtual, presença e imersão e ter uma visão precisa sobre as principais tecnologias, técnicas, equipamentos, arquiteturas e aplicações da Realidade Virtual e Aumentada;
- Potenciar as vantagens de aplicação da realidade virtual e aumentada no âmbito empresarial e do entretenimento, de forma a aumentar a sua eficácia e eficiência;
- Entender a importância da realidade virtual e aumentada no desenho e implementação de sistemas e aplicações interativas total ou parcialmente imersivas;
- Identificar os princípios, principais modelos e técnicas relacionadas com a realidade virtual e aumentada, tendo em vista a criação de aplicações e sistemas interativos imersivos;
- Identificar, classificar e aplicar os principais algoritmos e técnicas, básicas e avançadas, de desenho e desenvolvimento de sistemas e aplicações de realidade virtual e aumentada;
- Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologia existentes, e integrar estes em soluções de realidade virtual e aumentada.
Conteúdos Programáticos
1. Definições Fundamentais
4 Horas
2. História e Tecnologia
4 Horas
3. Arquitetura de Sistemas
4 Horas
4. Aplicações da Realidade Virtual e Aumentada
4 Horas
5. Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual
4 Horas
6. Prática Aplicada
4 Horas
1.1. Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Mista;
1.2. Diferenciação entre Real e Virtual;
1.3. Compreensão de Imersão e Presença.
2.1. Papel da Realidade Virtual e Aumentada nas Organizações;
2.2. Evolução da Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada;
2.3. Técnicas de Interação da Realidade Virtual e Aumentada.
3.1. Arquitetura Típica dos Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.2. Dispositivos e Tecnologias Interativas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.3. Criação de Benefícios e Valor através da Realidade Virtual e Aumentada.
4.1. Aplicações Industriais, Arquitetura e Projeto, Visualização e Controlo de Comunicação;
4.2. Aplicações Científicas, Médicas e em Saúde;
4.3. Aplicação em Artes, Educação e Entretenimento.
5.1. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.2. Ferramentas para a Criação de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.3. Tendências, Desafios e Futuro da Realidade Virtual e Aumentada.
6.1. Exercícios Práticos e Análise de Soluções de Realidade Virtual e Aumentada;
6.2. Construção de Caso Prático de Realidade Virtual e Aumentada;
6.3. Gestão de Aplicação Prática de Realidade Virtual e Aumentada.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)