Não foram encontrados resultados

Realidade Virtual Aumentada - Iniciação

Quero saber mais sobre o curso

Direitos de Autor e Direitos Conexos

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios e modelos relacionados com a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), onde são apresentados os conceitos de real, virtual, presença e imersão e, ainda, uma visão sobre as principais tecnologias, técnicas, equipamentos, arquiteturas e aplicações da RVA. 

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais, e futuros profissionais, com responsabilidades de Gestão e Desenvolvimento de soluções empresariais e de entretenimento de Realidade Virtual e Aumentada, e público em geral.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
 - Efetuar uma reflexão analítica das questões com que se deparam os gestores de Realidade Virtual e Aumentada nas suas várias áreas de utilização;
- Compreender os princípios e modelos relacionados com a Realidade Virtual e Aumentada e quais as competências para a exercer de forma eficiente e com sucesso;
- Diferenciar os conceitos de real, virtual, presença e imersão e ter uma visão precisa sobre as principais tecnologias, técnicas, equipamentos, arquiteturas e aplicações da Realidade Virtual e Aumentada;
- Potenciar as vantagens de aplicação da realidade virtual e aumentada no âmbito empresarial e do entretenimento, de forma a aumentar a sua eficácia e eficiência;
- Entender a importância da realidade virtual e aumentada no desenho e implementação de sistemas e aplicações interativas total ou parcialmente imersivas; 
- Identificar os princípios, principais modelos e técnicas relacionadas com a realidade virtual e aumentada, tendo em vista a criação de aplicações e sistemas interativos imersivos; 
- Identificar, classificar e aplicar os principais algoritmos e técnicas, básicas e avançadas, de desenho e desenvolvimento de sistemas e aplicações de realidade virtual e aumentada; 
- Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologia existentes, e integrar estes em soluções de realidade virtual e aumentada.

Conteúdos Programáticos

1. Definições Fundamentais

4 Horas

1.1. Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Mista;
1.2. Diferenciação entre Real e Virtual; 
1.3. Compreensão de Imersão e Presença.
 

2. História e Tecnologia

4 Horas

2.1. Papel da Realidade Virtual e Aumentada nas Organizações;
2.2. Evolução da Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada;
2.3. Técnicas de Interação da Realidade Virtual e Aumentada.
 

3. Arquitetura de Sistemas

4 Horas

3.1. Arquitetura Típica dos Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.2. Dispositivos e Tecnologias Interativas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.3. Criação de Benefícios e Valor através da Realidade Virtual e Aumentada.
 

4. Aplicações da Realidade Virtual e Aumentada

4 Horas

4.1. Aplicações Industriais, Arquitetura e Projeto, Visualização e Controlo de Comunicação;
4.2. Aplicações Científicas, Médicas e em Saúde;
4.3. Aplicação em Artes, Educação e Entretenimento.
 

5. Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual

4 Horas

5.1. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.2. Ferramentas para a Criação de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.3. Tendências, Desafios e Futuro da Realidade Virtual e Aumentada. 

6. Prática Aplicada

4 Horas

6.1. Exercícios Práticos e Análise de Soluções de Realidade Virtual e Aumentada;
6.2. Construção de Caso Prático de Realidade Virtual e Aumentada;
6.3. Gestão de Aplicação Prática de Realidade Virtual e Aumentada.
 

1.1. Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Mista;
1.2. Diferenciação entre Real e Virtual; 
1.3. Compreensão de Imersão e Presença.
 

2.1. Papel da Realidade Virtual e Aumentada nas Organizações;
2.2. Evolução da Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada;
2.3. Técnicas de Interação da Realidade Virtual e Aumentada.
 

3.1. Arquitetura Típica dos Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.2. Dispositivos e Tecnologias Interativas de Realidade Virtual e Aumentada;
3.3. Criação de Benefícios e Valor através da Realidade Virtual e Aumentada.
 

4.1. Aplicações Industriais, Arquitetura e Projeto, Visualização e Controlo de Comunicação;
4.2. Aplicações Científicas, Médicas e em Saúde;
4.3. Aplicação em Artes, Educação e Entretenimento.
 

5.1. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.2. Ferramentas para a Criação de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada;
5.3. Tendências, Desafios e Futuro da Realidade Virtual e Aumentada. 

6.1. Exercícios Práticos e Análise de Soluções de Realidade Virtual e Aumentada;
6.2. Construção de Caso Prático de Realidade Virtual e Aumentada;
6.3. Gestão de Aplicação Prática de Realidade Virtual e Aumentada.
 

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

27 Fev

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

05 Mar

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

19 Mar

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

15 Abr

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

22 Abr

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

06 Mai

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

20 Mai

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

04 Jun

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

17 Jun

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

08 Jul

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

22 Jul

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

05 Ago

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

12 Ago

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

09 Set

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

23 Set

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

14 Out

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

21 Out

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

11 Nov

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

18 Nov

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

03 Dez

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

16 Dez

2024

24 H

Laboral

559.00€

Inscrição

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Pedido de Informações

Realidade Virtual Aumentada - Iniciação