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Recrutamento e Seleção - Curso Prático Novo

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Objetivos Gerais

Este curso prático visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem conduzir eficazmente todo o processo de Recrutamento e Seleção. 

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar a importância do alinhamento de processos de Recrutamento e Seleção, com a estratégia e objetivos organizacionais;
- Realizar um ajustado levantamento do perfil e requisitos da função/pessoa a identificar no mercado;
- Identificar fontes de recrutamento ajustadas à(s) oportunidade(s) em aberto;
- Redigir anúncios atraentes e eficazes;
- Aplicar os métodos e técnicas de avaliação e seleção;
- Identificar e aplicar as boas práticas de condução dos processos de Recrutamento & Seleção (parâmetros éticos e exigências legais), por forma a preservar a  a imagem da organização;
- Aplicar as técnicas e ferramentas de apoio à tomada de decisão, relativa aos candidatos;
- Identificar tipos e conteúdos de relatórios com vista à apresentação de candidatos finais ao cliente interno ou externo;
- Contratar e integrar na organização.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais da área de Recursos Humanos e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Recrutamento e Seleção e estratégia organizacional (2,5 Horas)
1.1. Alinhamento dos processos de Recrutamento & Seleção com a estratégia e objetivos organizacionais;
1.2. Vantagens de uma política eficaz de Recrutamento & Seleção;
1.3. Critérios de apoio à realização de um ajustado levantamento de necessidades: clarificação do pedido do cliente interno ou externo;
1.4. Definição dos requisitos e perfil de exigências da função/pessoa a identificar no mercado.

2. Comunicar a oportunidade: atrair eficazmente (2,5 Horas)
2.1. Fontes de recrutamento, critérios e avaliação de indicadores de suporte à escolha do(s) meio(s) mais ajustados para a divulgação da oportunidade;
2.2. Endereçamento do convite: a elaboração de anúncios;
2.3. Análise curricular das candidaturas;
2.4. Meios e recursos utilizados na divulgação da vaga;
2.5. Vantagens e desvantagens de métodos selecionados.

3. Recrutamento através das Redes Sociais (1 Hora)
3.1. Desenvolvimento de um plano de recrutamento através das redes sociais;
3.2. Otimizar a utilização das plataformas digitais nos processos de recrutamento;
3.3. Vantagens e inconvenientes da utilização das redes sociais nos processos de recrutamento. 

4. Avaliar para Selecionar (3 Horas)
4.1. Princípios a respeitar aquando da realização de uma entrevista de avaliação psicológica;
4.2. Tipos de entrevistas: Estruturada, Semiestruturada e Não Estruturada;
4.3. Métodos de Observação e de Avaliação Psicológica:
   4.3.1. Testes de Aptidão;
   4.3.2. "Inventário" de comportamentos: profissionais e personalidade;
   4.3.3. Provas de grupo;
   4.3.4. Exercícios de simulação e de role play; 
   4.3.5. Entrevistas: biográficas, avaliação de competências. 

4.4. Código deontológico e questões da igualdade de oportunidades relacionadas com a seleção.

5. Tomada de Decisão, Contratação e integração na empresa (3 Horas)
5.1. Elaboração de relatórios para apresentação dos candidatos;
5.2. Elaboração e apresentação da proposta de trabalho:
   5.2.1. Legislação laboral relacionada com a contratação de um novo colaborador;
   5.2.2. Apoios financeiros à contratação de novos colaboradores;
   5.2.3. Realização da proposta de trabalho.
5.3. Admissão de novo colaborador: a importância do manual de acolhimento e da integração.

Exercícios Práticos e Simulações ao longo de todo o Curso.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

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