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Secretariado Jurídico

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem melhorar a eficácia e eficiência dos serviços de apoio jurídico, e de acompanhamento em situações de relação jurídica, de secretariado forense e afins.  

Destinatários

Este curso destina-se ao público em geral.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de: 
- Situar a sua função na empresa relativamente à organização e eficiência do Departamento; 
- Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho e da informação; 
- Melhorar as capacidades de comunicação e relacionamento; 
- Identificar os melhores comportamentos e procedimentos para melhorar a imagem do serviço;  
- Aplicar as regras protocolares e comportamentais ajustadas à situação.
 

Conteúdos Programáticos

1. A Secretaria Jurídica como um apoio ao departamento

2 Horas

1.1. Conceção e redação de documentos; 
1.2. Planeamento e controlo de reuniões; 
1.3. Comunicação telefónica – Protocolo e preparação e controlo de contactos; 
1.4. Regras de cortesia e do saber-estar. 
 

2. As Tecnologias de Informação no Secretariado Jurídico

2 Horas

2.1. Planeamento e programação; 
2.2. Organização – Aspetos estruturais e funcionais, definição e delegação de competências; 
2.3. Os sítios/sites de maior relevo para a gestão jurídica do secretariado; 
2.4. Os programas informáticos ao dispor para a melhor organização: generalidades. 

3. A Gestão do Tempo na organização do secretariado

2 Horas

3.1. Desperdiçadores de tempo; 
3.2. Elaborar planos diários e de check-list; 
3.3. Organizar o trabalho; 
3.4. A importância da gestão documental para a excelência. 

4. Protocolo e Imagem Empresarial

2 Horas

4.1. Apresentações e Cumprimentos; 
4.2. A importância do protocolo na transmissão de uma imagem organizacional de qualidade;  
4.3. Normas de conduta profissional e deontologia profissional; 
4.4. Exigências fundamentais das normas protocolares. 
 

5. Gestão de conflitos e motivação

2 Horas

5.1. A gestão de conflitos como meio de organização do Departamento: 
   5.1.1 Metodologias e causas; 
5.2. A prevenção dos conflitos: generalidades; 
5.3. A liderança e a motivação como formas gestão do secretariado. 

6. Casos práticos e simulações.

2 Horas

1.1. Conceção e redação de documentos; 
1.2. Planeamento e controlo de reuniões; 
1.3. Comunicação telefónica – Protocolo e preparação e controlo de contactos; 
1.4. Regras de cortesia e do saber-estar. 
 

2.1. Planeamento e programação; 
2.2. Organização – Aspetos estruturais e funcionais, definição e delegação de competências; 
2.3. Os sítios/sites de maior relevo para a gestão jurídica do secretariado; 
2.4. Os programas informáticos ao dispor para a melhor organização: generalidades. 

3.1. Desperdiçadores de tempo; 
3.2. Elaborar planos diários e de check-list; 
3.3. Organizar o trabalho; 
3.4. A importância da gestão documental para a excelência. 

4.1. Apresentações e Cumprimentos; 
4.2. A importância do protocolo na transmissão de uma imagem organizacional de qualidade;  
4.3. Normas de conduta profissional e deontologia profissional; 
4.4. Exigências fundamentais das normas protocolares. 
 

5.1. A gestão de conflitos como meio de organização do Departamento: 
   5.1.1 Metodologias e causas; 
5.2. A prevenção dos conflitos: generalidades; 
5.3. A liderança e a motivação como formas gestão do secretariado. 

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

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