Secretariado Jurídico
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem melhorar a eficácia e eficiência dos serviços de apoio jurídico, e de acompanhamento em situações de relação jurídica, de secretariado forense e afins.
Destinatários
Este curso destina-se ao público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Situar a sua função na empresa relativamente à organização e eficiência do Departamento;
- Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho e da informação;
- Melhorar as capacidades de comunicação e relacionamento;
- Identificar os melhores comportamentos e procedimentos para melhorar a imagem do serviço;
- Aplicar as regras protocolares e comportamentais ajustadas à situação.
Conteúdos Programáticos
1. A Secretaria Jurídica como um apoio ao departamento
2 Horas
2. As Tecnologias de Informação no Secretariado Jurídico
2 Horas
3. A Gestão do Tempo na organização do secretariado
2 Horas
4. Protocolo e Imagem Empresarial
2 Horas
5. Gestão de conflitos e motivação
2 Horas
6. Casos práticos e simulações.
2 Horas
1.1. Conceção e redação de documentos;
1.2. Planeamento e controlo de reuniões;
1.3. Comunicação telefónica – Protocolo e preparação e controlo de contactos;
1.4. Regras de cortesia e do saber-estar.
2.1. Planeamento e programação;
2.2. Organização – Aspetos estruturais e funcionais, definição e delegação de competências;
2.3. Os sítios/sites de maior relevo para a gestão jurídica do secretariado;
2.4. Os programas informáticos ao dispor para a melhor organização: generalidades.
3.1. Desperdiçadores de tempo;
3.2. Elaborar planos diários e de check-list;
3.3. Organizar o trabalho;
3.4. A importância da gestão documental para a excelência.
4.1. Apresentações e Cumprimentos;
4.2. A importância do protocolo na transmissão de uma imagem organizacional de qualidade;
4.3. Normas de conduta profissional e deontologia profissional;
4.4. Exigências fundamentais das normas protocolares.
5.1. A gestão de conflitos como meio de organização do Departamento:
5.1.1 Metodologias e causas;
5.2. A prevenção dos conflitos: generalidades;
5.3. A liderança e a motivação como formas gestão do secretariado.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)