Protocolo Empresarial e Etiqueta
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e comportamentos associados ao Protocolo Empresarial, bem como sensibilizá-los para a importância das regras base de etiqueta profissional no bom desempenho das suas funções.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais das mais diversas áreas e, cujas funções que desempenham exigem o recurso ao Protocolo Empresarial e Etiqueta, nas suas relações profissionais internas ou externas à organização.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os melhores comportamentos e procedimentos para melhorar a imagem da Empresa;
- Dominar regras protocolares e comportamentais ajustadas à situação;
- Escolher as formas de correspondência e contacto mais adequado.
Conteúdos Programáticos
1. Protocolo e imagem empresarial
3 Horas
2. Normas protocolares no contexto empresarial
3 Horas
3. Comunicação Direta
2 Horas
4. Organização de eventos
3 Horas
5. Relações Públicas
2 Horas
6. Protocolo à mesa
3 Horas
7. Indumentária formal e informal
2 Horas
1.1. Conceito de protocolo e imagem empresarial;
1.2. A importância do protocolo na transmissão de uma imagem organizacional de qualidade;
1.3. Normas de conduta profissional e deontologia profissional;
1.4. Exigências fundamentais das normas protocolares.
2.1. Apresentações e Cumprimentos;
2.2. Protocolo ao telefone;
2.3. Receção e acolhimento de visitantes;
2.4. O tratamento social;
2.5. Regras de cortesia e do saber-estar;
2.6. Presentes sociais e de representação da organização.
3.1. Tipos de Comunicação;
3.2. A importância da primeira impressão;
3.3. Boa Imagem;
3.4. Precedências.
4.1. Correspondência - cartas, cartões, convites e outra;
4.2. Regras de planeamento e organização dos diferentes tipos de eventos;
4.3. Organização de receções, reuniões de trabalho, seminários, exposições, inaugurações, conferências;
4.4. Eventos de tomadas de posse, assinaturas de contratos;
4.5. Organização de viagens e refeições;
4.6. Procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos.
5.1. Conceito de Relações Públicas;
5.2. Acolhimento: Receção da Comitiva;
5.3. Bandeiras e Hinos;
5.4. Ofertas.
6.1. Tipos de mesa;
6.2 Presidência de refeição;
6.3 Conduta dos convidados;
6.4. Ementas;
6.5. Decoração;
6.6. Serviço de mesa;
6.7. Distribuição das pessoas;
6.8. Comportamentos à mesa.
7.1. Viagem;
7.2. Cerimónia.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)