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Secretariado Clínico

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Objetivos Gerais

Este curso visar dotar os participantes dos conhecimentos, competências, métodos e instrumentos que conduzam a uma eficaz gestão do serviço do secretariado e do apoio clínico e médico.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais da área do secretariado que pretendam aperfeiçoar e desenvolver as suas competências em secretariado clínico e, público em geral.
 

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender e redigir corretamente o vocabulário médico;
- Adequar os seus comportamentos às diferentes situações com utentes e profissionais de saúde;
- Desempenhar adequadamente a função técnica de Secretariado Clínico;
- Organizar e gerir o tempo eficazmente;
- Utilizar uma correta comunicação escrita;
- Adequar a relação telefónica ao cliente.

Conteúdos Programáticos

1. Regulamentação e Legislação vigente, relativa aos diferentes estabelecimentos de saúde

2 Horas

1.1. Sistema Nacional de Saúde e organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
1.2. Unidades prestadoras de cuidados de saúde e tipos de estabelecimentos hospitalares;
1.3. Organização das principais estruturas: aspetos essenciais de gestão e financiamento;
1.4. Instâncias de decisão e relações estabelecidas com a tutela;
1.5. Sistema de segurança social e outros subsistemas de saúde: regime geral e outros regimes;
1.6. Organização administrativa.
 

2. Posicionamento ético e deontologicamente adequado

2 Horas

2.1. Direitos e Deveres dos Utentes (legislação em vigor);
2.2. O Gabinete do Utente (encaminhamento);
2.3. Sigilo profissional: noção de sigilo, violação do segredo, punições, sanções;
2.4. Limitações de acesso ao Processo Clínico individual dos doentes.
 

3. Vocabulário Médico: compreensão e redação correta

2 Horas

3.1. Principais termos usados para identificar as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, bem como, o seu funcionamento;
3.2. Identificação de forma sumária dos tipos de patologias mais prevalecentes;
3.3. Conhecimentos ao nível dos exames complementares de diagnóstico mais frequentes – para que servem e como são feitos (exames imagiológicos, biopsias, análises sanguíneas e da urina, exames bacteriológicos e citológicos, etc.)

4. Comportamentos adequados às situações e Relacionamento com os diferentes Profissionais de Saúde, Pacientes e Familiares 

2 Horas

4.1. Etapas de uma boa comunicação;
4.2. Imagem de profissionalismo e qualidade;
4.3. Aspetos-chave do bom acolhimento: receção e encaminhamento (questionar, informar e orientar);
4.4. Capacidades pessoais de relacionamento interpessoal face aos diferentes interlocutores;
4.5. Diferentes manifestações de violência e agressividade: aspetos que as desencadeiam, análise e justificação do porquê de determinadas condutas; 
4.6. Gestão de situações de conflito e gestão de reclamações;
4.7. Imprevistos e Ser Pró-ativo.
 

5. A função do Secretariado Clínico na vertente técnica e psicológica

2,5 Horas

5.1. Desempenho a nível de missões, tarefas e competências profissionais;
5.2. Níveis e graus de responsabilidade;
5.3. Exigências, preocupações e expectativas dos diferentes interlocutores;
5.4. O papel de interface: interagir com os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, doentes e seus familiares e outros profissionais de saúde.
 

6. Organização e Gestão do tempo

2,5 Horas

6.1. Eficiência, produtividade e qualidade do trabalho;
6.2. Problemas de organização do trabalho;
6.3. Estilo de organização dominante e implicações práticas (localização dos principais desperdiçadores do tempo);
6.4. Obstáculos pessoais a uma boa organização pessoal e gestão do tempo;
6.5. Planificação da atividade e distinção das prioridades segundo o grau de urgência e importância das tarefas;
6.6. Instrumentos de organização e simplificação das tarefas;
6.7. Critérios de organização dos arquivos (tipos de informação e suportes físicos; ciclo de vida dos documentos/processos clínicos; operações de tratamento documental e controlo dos movimentos);
6.8. Sistemas de classificação e domínios de aplicação; o plano de arquivo;
6.9. Gestão do espaço físico: posições e meios de sinalização.
 

7. Eficácia na Comunicação Escrita

2,5 Horas

7.1. Situações profissionais que recorrem à escrita: os diferentes tipos de texto;
7.2. Análise de cada situação escrita com método: técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas internas, ofícios, memorandos…);
7.3. Construção do texto, seleção e ordenação das ideias com coerência: redigir para ser lido e compreendido (definir objetivos a alcançar; enriquecer o vocabulário);
7.4. Princípios de coesão, clareza, coerência e concisão exigidos ao texto profissional;
7.5. Otimização da apresentação, considerando as normas portuguesas.
 

8. Relação Telefónica

2,5 Horas

8.1. Telefone como instrumento privilegiado de relações públicas e veículo de imagem;
8.2. Expressões a evitar, expressões a usar;
8.3. Diagrama de procedimentos na emissão e receção de chamadas: anotar e transmitir a informação com clareza e precisão
8.4. Informação e sigilo profissional;
8.5. Casos difíceis: analisar as situações; adequar as perguntas; concluir com êxito.

1.1. Sistema Nacional de Saúde e organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
1.2. Unidades prestadoras de cuidados de saúde e tipos de estabelecimentos hospitalares;
1.3. Organização das principais estruturas: aspetos essenciais de gestão e financiamento;
1.4. Instâncias de decisão e relações estabelecidas com a tutela;
1.5. Sistema de segurança social e outros subsistemas de saúde: regime geral e outros regimes;
1.6. Organização administrativa.
 

2.1. Direitos e Deveres dos Utentes (legislação em vigor);
2.2. O Gabinete do Utente (encaminhamento);
2.3. Sigilo profissional: noção de sigilo, violação do segredo, punições, sanções;
2.4. Limitações de acesso ao Processo Clínico individual dos doentes.
 

3.1. Principais termos usados para identificar as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, bem como, o seu funcionamento;
3.2. Identificação de forma sumária dos tipos de patologias mais prevalecentes;
3.3. Conhecimentos ao nível dos exames complementares de diagnóstico mais frequentes – para que servem e como são feitos (exames imagiológicos, biopsias, análises sanguíneas e da urina, exames bacteriológicos e citológicos, etc.)

4.1. Etapas de uma boa comunicação;
4.2. Imagem de profissionalismo e qualidade;
4.3. Aspetos-chave do bom acolhimento: receção e encaminhamento (questionar, informar e orientar);
4.4. Capacidades pessoais de relacionamento interpessoal face aos diferentes interlocutores;
4.5. Diferentes manifestações de violência e agressividade: aspetos que as desencadeiam, análise e justificação do porquê de determinadas condutas; 
4.6. Gestão de situações de conflito e gestão de reclamações;
4.7. Imprevistos e Ser Pró-ativo.
 

5.1. Desempenho a nível de missões, tarefas e competências profissionais;
5.2. Níveis e graus de responsabilidade;
5.3. Exigências, preocupações e expectativas dos diferentes interlocutores;
5.4. O papel de interface: interagir com os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, doentes e seus familiares e outros profissionais de saúde.
 

6.1. Eficiência, produtividade e qualidade do trabalho;
6.2. Problemas de organização do trabalho;
6.3. Estilo de organização dominante e implicações práticas (localização dos principais desperdiçadores do tempo);
6.4. Obstáculos pessoais a uma boa organização pessoal e gestão do tempo;
6.5. Planificação da atividade e distinção das prioridades segundo o grau de urgência e importância das tarefas;
6.6. Instrumentos de organização e simplificação das tarefas;
6.7. Critérios de organização dos arquivos (tipos de informação e suportes físicos; ciclo de vida dos documentos/processos clínicos; operações de tratamento documental e controlo dos movimentos);
6.8. Sistemas de classificação e domínios de aplicação; o plano de arquivo;
6.9. Gestão do espaço físico: posições e meios de sinalização.
 

7.1. Situações profissionais que recorrem à escrita: os diferentes tipos de texto;
7.2. Análise de cada situação escrita com método: técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas internas, ofícios, memorandos…);
7.3. Construção do texto, seleção e ordenação das ideias com coerência: redigir para ser lido e compreendido (definir objetivos a alcançar; enriquecer o vocabulário);
7.4. Princípios de coesão, clareza, coerência e concisão exigidos ao texto profissional;
7.5. Otimização da apresentação, considerando as normas portuguesas.
 

8.1. Telefone como instrumento privilegiado de relações públicas e veículo de imagem;
8.2. Expressões a evitar, expressões a usar;
8.3. Diagrama de procedimentos na emissão e receção de chamadas: anotar e transmitir a informação com clareza e precisão
8.4. Informação e sigilo profissional;
8.5. Casos difíceis: analisar as situações; adequar as perguntas; concluir com êxito.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

08 Abr

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

Inscrição

15 Abr

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

Inscrição

13 Mai

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

Inscrição

20 Mai

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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04 Jun

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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17 Jun

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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08 Jul

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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15 Jul

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

Inscrição

12 Ago

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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19 Ago

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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09 Set

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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16 Set

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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14 Out

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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21 Out

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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11 Nov

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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18 Nov

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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09 Dez

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

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16 Dez

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

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Abr

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