key_school
(SASC)

Secretariado Clínico

DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso visar dotar os participantes dos conhecimentos, competências, métodos e instrumentos que conduzam a uma eficaz gestão do serviço do secretariado e do apoio clínico e médico.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender e redigir corretamente o vocabulário médico;
- Adequar os seus comportamentos às diferentes situações com utentes e profissionais de saúde;
- Desempenhar adequadamente a função técnica de Secretariado Clínico;
- Organizar e gerir o tempo eficazmente;
- Utilizar uma correta comunicação escrita;
- Adequar a relação telefónica ao cliente.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais da área do secretariado que pretendam aperfeiçoar e desenvolver as suas competências em secretariado clínico e, público em geral.
 

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Regulamentação e Legislação vigente, relativa aos diferentes estabelecimentos de saúde (2 Horas)
1.1. Sistema Nacional de Saúde e organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
1.2. Unidades prestadoras de cuidados de saúde e tipos de estabelecimentos hospitalares;
1.3. Organização das principais estruturas: aspetos essenciais de gestão e financiamento;
1.4. Instâncias de decisão e relações estabelecidas com a tutela;
1.5. Sistema de segurança social e outros subsistemas de saúde: regime geral e outros regimes;
1.6. Organização administrativa.

2. Posicionamento ético e deontologicamente adequado (2 Horas)
2.1. Direitos e Deveres dos Utentes (legislação em vigor);
2.2. O Gabinete do Utente (encaminhamento);
2.3. Sigilo profissional: noção de sigilo, violação do segredo, punições, sanções;
2.4. Limitações de acesso ao Processo Clínico individual dos doentes.

3. Vocabulário Médico: compreensão e redação correta (2 Horas)
3.1. Principais termos usados para identificar as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, bem como, o seu funcionamento;
3.2. Identificação de forma sumária dos tipos de patologias mais prevalecentes;
3.3. Conhecimentos ao nível dos exames complementares de diagnóstico mais frequentes – para que servem e como são feitos (exames imagiológicos, biopsias, análises sanguíneas e da urina, exames bacteriológicos e citológicos, etc.)

4. Comportamentos adequados às situações e Relacionamento com os diferentes Profissionais de Saúde, Pacientes e Familiares (2 Horas)
4.1. Etapas de uma boa comunicação;
4.2. Imagem de profissionalismo e qualidade;
4.3. Aspetos-chave do bom acolhimento: receção e encaminhamento (questionar, informar e orientar);
4.4. Capacidades pessoais de relacionamento interpessoal face aos diferentes interlocutores;
4.5. Diferentes manifestações de violência e agressividade: aspetos que as desencadeiam, análise e justificação do porquê de determinadas condutas; 
4.6. Gestão de situações de conflito e gestão de reclamações;
4.7. Imprevistos e Ser Pró-ativo.

5. A função do Secretariado Clínico na vertente técnica e psicológica (2,5 Horas)
5.1. Desempenho a nível de missões, tarefas e competências profissionais;
5.2. Níveis e graus de responsabilidade;
5.3. Exigências, preocupações e expectativas dos diferentes interlocutores;
5.4. O papel de interface: interagir com os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, doentes e seus familiares e outros profissionais de saúde.

6. Organização e Gestão do tempo (2,5 Horas)
6.1. Eficiência, produtividade e qualidade do trabalho;
6.2. Problemas de organização do trabalho;
6.3. Estilo de organização dominante e implicações práticas (localização dos principais desperdiçadores do tempo);
6.4. Obstáculos pessoais a uma boa organização pessoal e gestão do tempo;
6.5. Planificação da atividade e distinção das prioridades segundo o grau de urgência e importância das tarefas;
6.6. Instrumentos de organização e simplificação das tarefas;
6.7. Critérios de organização dos arquivos (tipos de informação e suportes físicos; ciclo de vida dos documentos/processos clínicos; operações de tratamento documental e controlo dos movimentos);
6.8. Sistemas de classificação e domínios de aplicação; o plano de arquivo;
6.9. Gestão do espaço físico: posições e meios de sinalização.

7. Eficácia na Comunicação Escrita (2,5 Horas)
7.1. Situações profissionais que recorrem à escrita: os diferentes tipos de texto;
7.2. Análise de cada situação escrita com método: técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas internas, ofícios, memorandos…);
7.3. Construção do texto, seleção e ordenação das ideias com coerência: redigir para ser lido e compreendido (definir objetivos a alcançar; enriquecer o vocabulário);
7.4. Princípios de coesão, clareza, coerência e concisão exigidos ao texto profissional;
7.5. Otimização da apresentação, considerando as normas portuguesas.

8. Relação Telefónica (2,5 Horas)
8.1. Telefone como instrumento privilegiado de relações públicas e veículo de imagem;
8.2. Expressões a evitar, expressões a usar;
8.3. Diagrama de procedimentos na emissão e receção de chamadas: anotar e transmitir a informação com clareza e precisão
8.4. Informação e sigilo profissional;
8.5. Casos difíceis: analisar as situações; adequar as perguntas; concluir com êxito.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(SASC) Secretariado Clínico

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.