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(SEDI)

Secretariado de Direção

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários a  um desempenho eficiente das funções de Secretariado de Direção, desenvolvendo as atitudes adequadas a um bom relacionamento profissional, aprofundando conhecimentos nos diferentes domínios da sua função técnica e, atualizando métodos de trabalho de modo a desempenhar a  função de forma mais versátil e eficiente.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar as principais atividades executadas pelo secretariado de direção;
- Diferenciar secretariado geral e de direção;
- Organizar eficazmente o trabalho e gerir adequadamente o tempo;
- Dominar as normas protocolares no contexto empresarial;
- Elaborar emails; cartas; memorandos; comunicados internos;documentação comercial;
- Dominar as técnicas de atendimento pessoal e telefónico;
- Gerir agendas;
- Organizar eventos.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais da área do Secretariado e,  público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Secretariado (2 Horas)
1.1. Identificar as principais atividades executadas pelo secretariado de direcção;
1.2. Diferenças entre secretariado geral e de direção.

2. Organização do Trabalho e Gestão do Tempo (3 Horas)
2.1. Saber gerir o seu tempo e definir prioridades;
2.2. Organizar melhor as tarefas administrativas;
2.3. Desenvolver o campo de autonomia;
2.4. Otimizar o funcionamento do secretariado em caso de ausência;
2.5. Elaborar um plano de ação pessoal.

3. Gestão de Agendas (2 Horas)
3.1. Atribuição de prioridades a assuntos;
3.2. A importância de registar notas de forma concisa sem deturpar nem omitir informação.

4. Documentação Comercial e Comunicação Escrita (3 Horas)
4.1. Elaborar emaisl, cartas, memorandos, comunicados internos, etc.;
4.2. Criar páginas de rosto para documentos;
4.3. Filtrar correspondência e sua distribuição;
4.4. Tratar a informação recebida;
4.5. Criar mapas para apresentar resultados;
4.6. Criar pastas consoante os assuntos;
4.7. Organizar um arquivo.

5. Técnicas de Atendimento Pessoal e Telefónico (3 Horas)
5.1. As expectativas e as exigências do público ou dos clientes;
5.2. Os clientes internos e externos;
5.3. Os critérios de eficácia da função atendimento;
5.4. Estabelecer o contacto e uma relação positiva com o cliente;
5.5. Utilizar uma atitude de comunicação eficaz;
5.6. Comunicar e dialogar com o interlocutor, evitando as relações de força e a agressividade;
5.7. Conhecer a importância do não verbal e da linguagem gestual;
5.8. As técnicas do atendimento telefónico;
5.9. As relações e os litígios;
5.10. Os casos de atendimento difíceis.

6. Organização de Eventos (2 Horas)
6.1. Regras de planeamento e organização dos diferentes tipos de eventos;
6.2. Organização de receções, reuniões de trabalho, seminários, exposições, inaugurações, conferências;
6.3. Eventos de tomadas de posse, assinaturas de contratos;
6.4. Organização de viagens e refeições;
6.5. Procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos.

7. Normas Protocolares no Contexto Empresarial (3 Horas)
7.1. Apresentações;
7.2. Cumprimentos;
7.3. Precedências;
7.4. Protocolo ao telefone;
7.5. Correspondência (cartas, cartões, convites e outras);
7.6. Receção e acolhimento de visitantes;
7.7. O tratamento social;
7.8. Regras de cortesia e do Saber-Estar;
7.9. Presentes sociais e de representação da organização.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

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