Técnicas de Escrita e Redação Profissional
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem redigir documentos de forma planeada, estruturada, objetiva e eficaz, adequando a linguagem e técnicas empregues em função do contexto e interlocutor, e rentabilizando as tecnologias de informação e comunicação em tarefas de comunicação escrita.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar as técnicas de Escrita e Redação Profissional.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita;
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita;
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial;
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras;
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas.
Conteúdos Programáticos
1. A comunicação escrita
2 Horas
2. Respeitar as regras de redação comercial
2,5 Horas
3. Analisar o destinatário e o contexto
2,5 Horas
4. Estruturar o pensamento
1,5 Horas
5. Estruturar o texto
1,5 Horas
6. Caraterísticas dos textos comerciais
2 Horas
1.1. Reconhecer a importância da comunicação escrita;
1.2. Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita;
1.3. Os diferentes tipos de textos;
1.4. Identificar as dificuldades imediatas.
2.1. Fórmula de cortesia;
2.2. Uso de letras maiúsculas/minúsculas;
2.3. Uso de palavras em itálico;
2.4. Uso de estrangeirismos;
2.5. Uso da numeração;
2.6. Uso dos símbolos das unidades de medida;
2.7. Uso de siglas e abreviaturas;
2.8. Uso de expressões;
2.9. Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis.
3.1. Identificar o destinatário do texto e as suas caraterísticas;
3.2. Definir os objetivos a alcançar e a finalidade do texto;
3.3. Os diferentes estilos de redação em função do assunto e do destinatário;
3.4. O texto integrado na estratégia e imagem da organização;
3.5. O texto como ato de comunicação e influência.
4.1. Classificar e hierarquizar as suas ideias
4.2. Distinguir o que é essencial e o que é acessório
4.3. Colocar em evidência as ideias-chave
4.4. Conceber um plano claro e coerente
5.1. A estrutura e a objetividade do texto;
5.2. Articular as ideias: os encadeamentos lógicos;
5.3. Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação;
5.4. Fornecer ritmo às frases;
5.5. Conjugar no seu texto informação e convicção;
5.6. Humanizar as suas mensagens;
5.7. Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação.
6.1. A carta comercial;
6.2. O e-mail;
6.3. O relatório;
6.4. A ata;
6.5. A comunicação interna;
6.6.O memorando.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)