(COEE)
Técnicas de Escrita e Redação Profissional
DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem redigir documentos de forma planeada, estruturada, objetiva e eficaz, adequando a linguagem e técnicas empregues em função do contexto e interlocutor, e rentabilizando as tecnologias de informação e comunicação em tarefas de comunicação escrita.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita;
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita;
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial;
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras;
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas.
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita;
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita;
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial;
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras;
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar as técnicas de Escrita e Redação Profissional.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. A comunicação escrita (2 Horas)
1.1. Reconhecer a importância da comunicação escrita;
1.2. Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita;
1.3. Os diferentes tipos de textos;
1.4. Identificar as dificuldades imediatas.
2. Respeitar as regras de redação comercial (2,5 Horas)
2.1. Fórmula de cortesia;
2.2. Uso de letras maiúsculas/minúsculas;
2.3. Uso de palavras em itálico;
2.4. Uso de estrangeirismos;
2.5. Uso da numeração;
2.6. Uso dos símbolos das unidades de medida;
2.7. Uso de siglas e abreviaturas;
2.8. Uso de expressões;
2.9. Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis.
3. Analisar o destinatário e o contexto (2,5 Horas)
3.1. Identificar o destinatário do texto e as suas caraterísticas;
3.2. Definir os objetivos a alcançar e a finalidade do texto;
3.3. Os diferentes estilos de redação em função do assunto e do destinatário;
3.4. O texto integrado na estratégia e imagem da organização;
3.5. O texto como ato de comunicação e influência.
4. Estruturar o pensamento (1,5 Horas)
4.1. Classificar e hierarquizar as suas ideias
4.2. Distinguir o que é essencial e o que é acessório
4.3. Colocar em evidência as ideias-chave
4.4. Conceber um plano claro e coerente
5. Estruturar o texto (1,5 Horas)
5.1. A estrutura e a objetividade do texto;
5.2. Articular as ideias: os encadeamentos lógicos;
5.3. Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação;
5.4. Fornecer ritmo às frases;
5.5. Conjugar no seu texto informação e convicção;
5.6. Humanizar as suas mensagens;
5.7. Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação.
6. Caraterísticas dos textos comerciais (2 Horas)
6.1. A carta comercial;
6.2. O e-mail;
6.3. O relatório;
6.4. A ata;
6.5. A comunicação interna;
6.6.O memorando.
1.1. Reconhecer a importância da comunicação escrita;
1.2. Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita;
1.3. Os diferentes tipos de textos;
1.4. Identificar as dificuldades imediatas.
2. Respeitar as regras de redação comercial (2,5 Horas)
2.1. Fórmula de cortesia;
2.2. Uso de letras maiúsculas/minúsculas;
2.3. Uso de palavras em itálico;
2.4. Uso de estrangeirismos;
2.5. Uso da numeração;
2.6. Uso dos símbolos das unidades de medida;
2.7. Uso de siglas e abreviaturas;
2.8. Uso de expressões;
2.9. Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis.
3. Analisar o destinatário e o contexto (2,5 Horas)
3.1. Identificar o destinatário do texto e as suas caraterísticas;
3.2. Definir os objetivos a alcançar e a finalidade do texto;
3.3. Os diferentes estilos de redação em função do assunto e do destinatário;
3.4. O texto integrado na estratégia e imagem da organização;
3.5. O texto como ato de comunicação e influência.
4. Estruturar o pensamento (1,5 Horas)
4.1. Classificar e hierarquizar as suas ideias
4.2. Distinguir o que é essencial e o que é acessório
4.3. Colocar em evidência as ideias-chave
4.4. Conceber um plano claro e coerente
5. Estruturar o texto (1,5 Horas)
5.1. A estrutura e a objetividade do texto;
5.2. Articular as ideias: os encadeamentos lógicos;
5.3. Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação;
5.4. Fornecer ritmo às frases;
5.5. Conjugar no seu texto informação e convicção;
5.6. Humanizar as suas mensagens;
5.7. Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação.
6. Caraterísticas dos textos comerciais (2 Horas)
6.1. A carta comercial;
6.2. O e-mail;
6.3. O relatório;
6.4. A ata;
6.5. A comunicação interna;
6.6.O memorando.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
Horários
ONLINE:
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
PRESENCIAL:
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2022.
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