Gestão de Seguros
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Objetivos Gerais
Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos financeiros, económicos e técnicos sobre a gestão de seguros, e dos seus produtos mais importantes, bem como, de competências de gestão da atividade seguradora.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais da área de Seguros e Gestão, que desejem obter mais conhecimentos sobre a atividade seguradora e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer o enquadramento Legal da Atividade Seguradora;
- Calcular e relacionar os principais indicadores financeiros;
- Identificar e relacionar as caraterísticas dos tipos de resseguro;
- Relacionar e interpretar as principais provisões (reservas) que deve ter uma seguradora;
- Reconhecer as caraterísticas da teoria de preços e a sua implementação em seguros;
- Identificar os principais ramos de Seguros e os seus riscos.
Conteúdos Programáticos
1. Princípios Gerais de Seguros e Riscos
4 Horas
2. Resseguro
2 Horas
3. Principais Indicadores de Gestão de Seguros
3 Horas
4. Teoria de Preços aplicada aos Seguros
3 Horas
5. Reservas (Provisões)
4 Horas
6. Gestão Técnica - Principais Riscos e Coberturas, dos Ramos de Seguros
8 Horas
1.1. Acesso à atividade seguradora – principal legislação;
1.2. Definições de Riscos;
1.3. Organização dos Ramos de Seguros;
1.4. Seguros Proibidos;
1.5. Prémios e Sinistros - principais cláusulas do contrato;
1.6. Mediação de Seguro;
1.7. O Cosseguro.
2.1. Definições;
2.2. Modalidades de Resseguro;
2.3. Tipos de resseguro e aplicações.
3.1. Definições dos indicadores;
3.2. Aplicação dos indicadores na gestão de “portfólio” /carteira;
3.3. Políticas de renovação de contratos e cálculo de preços.
3.4. Solvência.
4.1. Noções económicas de teoria de preços;
4.2. Cálculo de prémio de risco e implicações na gestão dos contratos;
4.3. Gestão da Subscrição.
5.1. Definições;
5.2. Requisitos legais mínimos;
5.3. Estimação de Reservas.
6.1. Acidentes de Trabalho;
6.2. Seguro Automóvel;
6.3. Seguro de Saúde;
6.4. Incêndio e outros danos;
6.5. Acidentes Pessoais;
6.6. Transportes;
6.7. Responsabilidade Civil;
6.8. Vida - risco e produtos financeiros.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)