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(AEFI-064)

CORPORATE GOVERNANCE E SUPERVISÃO BANCÁRIA

OBJETIVOS GERAIS

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OBJETIVOS GERAIS

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, ferramentas e técnicas necessários, para atuar na área da Governance, Supervisão e Gestão de risco no setor da Banca.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades nas áreas de: Direção; Gestão de Topo; Auditoria; Análise de Risco e Crédito, e que necessitam conhecer as metodologias, ferramentas e técnicas aplicadas à gestão do risco de uma Instituição Bancária.

CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS

1. Regulação e Supervisão do Sistema Bancário.
 
2. Corporate Governance
2.1. Introdução ao Corporate Governance;
2.2. Governação societária;
2.3. Corporate Governance nas Instituições Financeiras;
2.4. Responsabilidade social corporativa;
2.5. Boas práticas de responsabilidade social e desempenho.
 
3. A Função e Direção de Compliance
3.1. A importância do Departamento de Compliance;
3.2. Atividade da direção de Compliance;
3.3. O dever de diligência - Customer Due Diligence e o conhecimento do cliente (Know Your Customer);
3.4. Uma abordagem ao risco reputacional da Instituição;
3.5. O risco de fraude;
3.6. A Fraude e o Controle Interno.
 
4. Supervisão e a Gestão do risco
4.1. Definições e características dos riscos;
4.2. A utilização de ferramentas de gestão de risco;
4.3. Impacto da crise financeira e de eventos, tais como, ataques terroristas;
4.4. Conceitos-chave da cultura de risco, o apetite ao risco e a tolerância ao risco;
4.5. A importância da gestão do risco no quadro de Basileia.
 
5. A Carteira de Crédito
5.1. Medição e acompanhamento do risco da carteira;
5.2. Fatores de risco de mercado e as suas consequências no crédito a clientes;
5.3. O equilíbrio da carteira por tipologia de crédito;
5.4. A implementação da política de crédito do Banco;
5.5. O cumprimento de determinações e normativos;
5.6. O ciclo de vida de uma operação de crédito;
5.7. A qualidade da informação existente sobre cada Cliente;
5.8. O custo do crédito para o Banco e a previsão de incumprimento futuro.
 
6. Medidas de diligência
6.1. Identificação de cada cliente e seus relacionamentos;
6.2. Verificação de cada operação;
6.3. Necessidade de obtenção de informação adicional;
6.4. Monitorização contínua a clientes e suas transações;     
6.5. Conservação de documentação;          
6.6. Medidas de diligência simplificada;     
6.7. Medidas de diligência reforçada;          
6.8. Medidas de diligência relativas a transferências eletrónicas;
6.9. A comunicação à Unidade.
 
7. Casos e Exercícios práticos.


 
 
 

MAIS INFORMAÇÕES

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Informações Curso

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