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(AEPL - GTDT)

Gestão do Tempo e Delegação de Tarefas Novo

OBJETIVOS GERAIS

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OBJETIVOS GERAIS

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, habilidades e técnicas, que permitem otimizar a gestão e organização do tempo no âmbito profissional e pessoal, com o objetivo de assegurar resultados eficazes, em função das atividades desenvolvidas e das prioridades profissionais.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades de gestão, que necessitem de melhorar e/ou reorganizar os processos de gestão do tempo, de forma eficaz e orientada a resultados práticos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Conceitos fundamentais da gestão de tempo
1.1. Caraterísticas únicas do tempo – perceção, significados e valores para o tempo;
1.2 Atitudes face ao tempo: como as caraterísticas pessoais afetam a gestão do tempo;
1.3. Hábitos comuns redutores de uma boa gestão do tempo;
1.4. As opções de carreira e de vida;
1.5. Procurar o equilíbrio no trabalho e na vida pessoal;
1.6. Pressões internas e externas influenciadoras de uma boa gestão do tempo:
   1.6.1 A armadilha da urgência;
   1.6.2. Os perigos e ilusões da procrastinação;
   1.6.3. Técnicas de combate à procrastinação;
   1.6.4. A importância do “Não”.
1.7. Exercício Prático: Diagnóstico individual gestão do tempo.
 
2. Estabelecer objetivos e conseguir atingi-los
2.1. Estabelecer objetivos e metas baseados em papéis e responsabilidades, definindo prioridades;
2.2. A importância de objetivos de longo prazo como guias de referência;
2.3. Planear objetivos da equipa;
2.4. Definição das prioridades: o importante versus o urgente;
2.5. Estabelecimento de planos semanais;
2.6. Articulação dos planos semanais e diários;
2.7. Procedimentos adicionais de planeamento: as milestones mensais;
2.8. Exercício Prático: estabelecer um plano de ação: atividades e sua criticidade, alocação de tempo e gestão de prioridades.
 
3. Rentabilizar o tempo e aumentar a rentabilidade das pessoas
3.1 Identificar as barreiras que condicionam uma ocupação desnecessária do tempo;
3.2. Compreender o seu próprio estilo de utilização de tempo, em função das caraterísticas pessoais e profissionais;
3.3. Compreender como evitar as situações mais comuns que afetam a produtividade individual;
3.4. Analisar o tempo dedicado a cada tipo de tarefa durante o dia;
3.5. Identificar os desequilíbrios temporais e corrigi-los;
3.6. Ganhar tempo utilizando ferramentas práticas pessoais e na equipa;
3.7. Exercício Prático: O Outlook como ferramenta simples e eficaz na gestão do tempo; O plano de atividades individual e da equipa.
 
4. Delegação de tarefas para otimizar a gestão do tempo
4.1. A delegação: definição e fatores críticos de sucesso;
4.2. O impacto da delegação nos resultados individuais e nos da equipa;
4.3. O impacto da delegação na organização do tempo do gestor e da equipa;
4.4. Diferentes níveis de delegação face a diferentes níveis de maturidade da equipa e dos seus membros;
4.5. Pré-requisitos para a delegação;
4.6. Regras e procedimentos para uma delegação eficaz;
4.7. Acompanhamento do processo de delegação através do Coaching.
 
5. Exercício final: Conceber um plano de ação
5.1. Elaboração de um plano de ação pessoal e em equipa para implementação na organização, consolidando uma nova abordagem de gestão do tempo, por parte do gestor e da equipa;
5.2. Análise em pequenos grupos de “case study”,  onde os participantes irão desenvolver de forma prática e a partir de um caso de estudo real, as competências trabalhadas durante o curso, com vista a assegurar a interiorização, facilitação e transição das mesmas, para o ambiente profissional.

PRÓXIMAS DATAS

Mar

MAIS INFORMAÇÕES

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