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(DPGC)

Gestão de Conflitos Novo

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Objetivos Gerais

Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem gerir com sucesso, as situações de conflito em que se encontrem, direta ou indiretamente envolvidos, reconhecendo o papel decisivo no processo de evolução.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender as causas e origens dos conflitos;
- Identificar as vantagens e as desvantagens de cada conflito;
- Analisar os conflitos emergentes, estimando os seus prejuízos;
- Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
- Conhecer e compreender as melhores ferramentas para cada tipo de conflito;
- Prever e prevenir a emergência de conflitos.


Destinatários

Este curso destina-se, de uma forma geral, a todos os profissionais que pretendam gerir de forma eficaz as suas competências ao nível do relacionamento interpessoal e comunicação assertiva.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. A importância da Comunicação  e a Escuta Ativa (2 Horas)
1.1. Definição de Comunicação;
1.2. Diferentes formas de comunicar;
1.3. O impacto da comunicação aos diferentes níveis;
1.4. O papel da comunicação nos resultados;
1.5. Técnicas de escuta ativa: O papel do diálogo interno;
1.6. O papel da empatia na escuta ativa;
1.7. A escuta ativa como estratégia de resposta.

2. A dinâmica dos Conflitos (2 Horas)
2.1. Definição de conflito
2.2. Vantagens e desvantagens dos conflitos
2.3. Os custos e as causas dos conflitos
2.4. A prevenção das consequências destrutivas dos conflitos
2.5. O papel do indivíduo no conflito

3. A Gestão de Conflitos (4 Horas)
3.1. As 3 abordagens fundamentais na gestão de conflitos;
3.2. A comunicação e a escuta ativa como elementos fundamentais na mediação;
3.3. Estratégias de resolução de conflitos: Vantagens e Desvantagens;
3.4. Ferramentas de resolução de conflitos;
3.5. Conflitos adicionais:
   3.5.1. Conflitos interpessoais;
   3.5.2. Conflitos baseados em necessidades.

4. Técnicas eficazes de resolução de Conflitos (4 Horas) 
4.1. Reconhecimento, recompensa e motivação ;
4.2. A disciplina positiva;
4.3. Técnicas de negociação;
4.4. Gestão do Stress; 
4.5. Ferramentas de resolução de conflitos.


Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

PRÓXIMAS DATAS

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